Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Mimosa leprosa (Benth.) J.F.Macbr. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 14-05-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Mimosa leprosa é endêmica do Brasil, restrita ao Estado de Minas Gerais e endêmica dos Campos Rupestres da região do Quadrilátero Ferrífero. Apresenta EOO=4.691,76 km², e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça. Sofre com a intensa atividade das mineradoras que exploram a região, o que acarreta no contínuo declínio da área e qualidade do hábitat de ocorrência da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Mimosa leprosa (Benth.) J.F.Macbr.;

Família: Fabaceae

Sinônimos:

  • > Mimosa leprosa var. leprosa ;
  • > Mimosa leprosa var. parviceps ;
  • > Mimosa calodendron var. leprosa ;
  • > Mimosa calodendron var. transiens ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

As populações de Mimosa leprosa nas Serras da Piedade e do Caraça apresentam características suficientes para seu reconhecimento como espécies distintas taxonomicamente, sendo elas Mimosa leprosa var. leprosa e Mimosa leprosa var. parviceps Barneby (Barneby, 1991).

Dados populacionais

Dutra (2009) descreve que a espécie ocorre em subpopulações reduzidas e esparsas, em poucas localidades.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, sendo restrita ao Estado de Minas Gerais (Dutra; Morim, 2012), ocorrendo nos campos rupestres da região do Quadrilátero Ferrífero (Dutra, 2009).

Ecologia

Espécie arbustiva (Barneby, 1991), subarbustiva ou árborea, pode atingir até 6 metros de altura (Dutra, 2009). Ocorre em Campo rupestre (Dutra; Morim, 2012), em ambientes sobre solo de quartzito ou canga (Dutra, 2009).

Ameaças

1.3.1 Mining
Severidade high
Detalhes Na região do Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais são observadas as seguintes ameaças em consequência da atividade mineradora: a extração do minério de ferro - cava - atinge diretamente os ecossistemas de Campo Ferruginoso, protegidos por legislação federal e estadual por serem de ocorrência restrita às cristas serranas, classificadas como Área de Preservação Permanente; e a mineração, incluindo a disposição de estéril e rejeitos, que atinge ecossistemas da Mata Atlântica como as Florestas Estacionais Semideciduais e as Florestas Pluviais Ripárias (Santos, 2010).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Em Perigo" (EN) pela Lista de Espécies Ameaçadas de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- DUTRA, V.F.; MORIM, M.P. Mimosa in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB031206>.

- SANTOS, L. M. D. Restauração De Campos Ferruginosos Mediante Resgate De Flora E Uso De Topsoil No Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais. Tese de Doutorado. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- DUTRA, V.F. Diversidade de Mimosa L. (Leguminosae) nos Campos Rupestres de Minas Gerais: taxonomia, distribuição geográfica e filogeografia. Tese de doutorado. : Universidade Federal de Viçosa, 2009.

- BARNEBY, R. C. Sensitive Censitae: a descripition of the genus Mimosa Linnaeus (Mimosaceae) in the New World. Memories of the New York Botanical Garden, v. 65, p. 1-835, 1991.

Como citar

CNCFlora. Mimosa leprosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Mimosa leprosa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 14/05/2012 - 17:57:29